terça-feira, 2 de março de 2010

cuidado, mentira:"Homem heterossexual não pega AIDS"


Hetero não pega AIDS, isso eu digo por que eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, afirmou Dourado, participante do BBB 10.

Crenças como estas vista na TV nos mostra que ainda existe muito preconceito e falta de informação quanto a AIDS, apesar das campanhas de orientação e conscientização sobre o tema.

Fato: o HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
Pode-se pegar AIDS pelo sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo oral sem camisinha, uso da mesma seringa ou agulha por mais e uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação, instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Não há grupo de risco, há comportamento de risco. E o que seria um comportamento de risco? Relação sexual – homossexual ou heterossexual – com pessoa infectada, sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; transfusão de sangue contaminado pelo HIV; reutilização de objetos perfuro-cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.Inclusive, recentes dados epidemiológicos do Ministério da Saúde mostram que a feminilização é a atual tendência da epidemia da AIDS. O que seria a feminilização? É o aumento dos casos de AIDS pela transmissão heterossexual (homem/mulher). Acredita-se que este aumento entre os heterossexuais seja devido a esta triste e errônea crença de que a AIDS seja uma doença apenas de gays.

Um comentário: